ARTE UNIVERSAL


CONSTRUTIVISMO SIMBÓLICO

A ARTE UNIVERSAL DE TORRES GARCÍA


 
"Los Artistonautas - Joaquín Torres García - Arte Universal" Televisión Nacional Uruguay (Legendado)

O Construtivismo Simbólico – também conhecido como Construtivismo Universal – é o movimento latino americano iniciado pelo uruguaio Joaquín Torrez García.
Após retornar da Europa a sua terra natal, aos 60 anos de idade, publica o primeiro volume da obra “Universalismo Construtivo”, como resultado direto de seu envolvimento pessoal com um número significativo de movimentos vanguardistas (do Noucentismo Catalão ao Cubismo, Ultraismo-Vibracionismo e Neoplasticismo) juntamente com sua concepção do universo e da arte.

Resultado de imagem
Do livro "Universalismo Construtivo", de Torres García

A obra apresenta as idéias que podem ser percebidas em sua criação, que consistem em uma ordem universal unitária, ou seja, a unidade como princípio básico de tudo. A partir disso, a arte deveria ser regida pelas mesmas leis harmônicas que regem a natureza. “Construir de acordo com a regra, a fim de levar a obra a uma unidade perfeita”.

Resultado de imagem
"The Arcadian Modern", de Torres García
Ele busca expressar uma tradição ancesntral americana de uma forma moderna, a partir de uma liguagem universal (formas e linha simples), geométrica e abstrata. "Não pode haver, para mim, uma convicção maior do que essa: primeiro a estrutura, depois a geometria, depois o signo, finalmente o espírito, e sempre a geometria.”

No Pas

"Mapa Invertido da América do Sul", De Joaquín Torres García

Na matriz do pas, as obras Norte ao Sul, de Torres Garcia, é abordada de seguinte forma:

-“As vanguardas europeias do século XX e suas expressões latino-americanas ampliam esse debate ao incorporar aspectos históricos e geográficos em suas produções como, por exemplo, [...] nas obras Norte ao Sul, de Torres García, criada em 1943, em plena 2ª Guerra Mundial.“

-Questões sobre o indivíduo e a participação política podem ainda ser evidenciadas pela análise do poema O homem; as viagens, de Carlos Drummond de Andrade. [...]Para Drummond, a arte tem uma função política de conscientização para a ação. Por meio de imagens, é possível provocar uma sensibilização, a exemplo [...] da obra Norte ao Sul, de Torres García.

-“Diferentes estruturas podem ser observadas nas diversas ciências, como o tratamento de problemas do espaço, destacando-se a localização de pontos, retas e circunferências por suas coordenadas ou equações, inter-relacionando-as. A comparação da estrutura dos números reais com a dos números complexos permite estabelecer as necessárias congruências exigidas pela evolução do conhecimento matemático diante das necessidades do desenvolvimento tecnológico. A forma de organização desses elementos (pontos, linhas, curvas) no espaço delineia uma imagem e, consequentemente, as características de um movimento artístico, como é o caso [...] (da obra) Norte ao Sul, de Torres Garcia.”

-“Obras como a linoleogravura Norte ao Sul, de Torres García, apresentam perspectivas e alternativas para a construção de identidades plurinacionais, como a latino-americana.”

-“A análise de dados deve estar intimamente relacionada a contextos. Nesse sentido, os conceitos de identidade e diversidade cultural e suas interpretações são relevantes na análise de dados, como pode ser observado na obra Norte ao Sul, de Torres García.”

Fontes:
https://www.moma.org/calendar/exhibitions/1506
https://3minutosdearte.com/universalismo-constructivo/
HTTPS://wikipedia.org
https://www.youtube.com/watch?v=JFR2RThr-sg&feature=youtu.be
http://www.cespe.unb.br




Comentários

Postagens mais visitadas