Êxodos - Sebastião Salgado


Ver a imagem de origem

O projeto fotográfico “Êxodos” foi criado pelo brasileiro Sebastião Salgado, enquanto viajava por quarenta países, ao longo de seis anos. O próprio autor da obra fornece uma breve explicação sobre a história por trás de seu trabalho: “Este livro [Êxodos] conta a história da humanidade em trânsito. É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas constrangidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. [...] Viajam sozinhas, com as famílias ou em grupos. Algumas sabem para onde estão indo, confiantes de que as espera uma vida melhor. Outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas. Muitas não conseguirão chegar a lugar nenhum".

Basicamente, a criação artística de Sebastião é composta por retratos da migração humana em decorrência de situações que ameaçam a dignidade humana, como a guerra, a fome, a miséria e perseguições. O assunto é abordado de forma quase que pessoal pelo artista, pois ele foi exilado durante o regime militar e, além desse fato, o mesmo adoeceu gravemente enquanto produzia seu trabalho, o que levou os médicos a orientá-lo a parar com tal atividade.

No PAS (Programa de Avaliação Seriada, da Universidade de Brasília), a obra Êxodos é abordada na matriz de objetos a serem avaliados ao relacioná-la com questões sociais e filosóficas como a diversidade racial e a desigualdade, o existencialismo e a compreensão da realidade, a sensibilização, a validação de um modelo social, a adaptação do homem ao meio ambiente e, não menos importante, a recente problemática dos imigrantes, refugiados de guerra ou por política, ao redor do mundo. Na terceira etapa do PAS 3 de 2013, o projeto fotográfico em questão foi analisado apenas na seção de língua estrangeira.

Comentários

Postagens mais visitadas