MEMORIAL DARCY RIBEIRO: BEIJÓDROMO

Imagem do auditório no Memorial Darcy Ribeiro
https://arcowebarquivos-us.s3.amazonaws.com/imagens/56/75/arq_15675.jpg


MEMORIAL DARCY RIBEIRO

BEIJÓDROMO


Desenvolvido pelo arquiteto João Filgueiras "Lelé" a pedido pessoal de Darcy Ribeiro para acolher o seu acervo de livros, mobiliário particular e a coleção de arte plumária de Berta Ribeiro, o Beijódromo é uma edificação circular em dois pavimentos, com 32,20m de diâmetro interno e 37m de diâmetro de cobertura, erguida no coração do campus da Unb, situado na “Praça Maior” próximo da Via VC13, do prédio da Reitoria e do Instituto Central de Ciências.



Resultado de imagem para memorial darcy ribeiro beijodromo
Projeto do Beijódromo
http://achabrasilia.com/wp-content/uploads/2010/12/b3.jpg

A ideia inicial foi idealiazda por Darcy, quando este já se sentia em seus anos finais. Junto a Lelé, os esboços iniciais do Beijódromo foram rapidamente feitos, e sofreram diversas alterações durante o decorrer de sua construção. Ele, além de guardar as coleções pessoais de Darcy e Berta, serviria como um lugar para namorar e ouvir "serestas", na definição do próprio Darcy.


Imagem do auditório no Memorial Darcy Ribeiro
https://arcowebarquivos-us.s3.amazonaws.com/imagens/56/75/arq_15675.jpg 

Ele contém uma área para exposição, cafeteria, três salas de aulas para 35 lugares (duas delas com possibilidade de integração), salas de administração e apoio. Toda estrutura tem uma função específica na construção: "A vedação da estrutura de cobertura é composta por telhas metálicas calandradas, alvas para reflexão do calor. Internamente, o teto forrado em chapa plissada evita a reverberação do som. O jardim é iluminado através do trecho central coberto com policarbonato translúcido. Aletas metálicas verticais disciplinam a iluminação. A clarabóia é arrematada internamente pela grelha do capitel, onde um exaustor embutido extrai o ar, que penetra pelas aberturas das esquadrias externas do térreo e dos fechamentos vazados no piso circundante do pavimento superior, já refrescado e umidificado pela lâmina d’água que circunda o edifício."


Resultado de imagem para memorial darcy ribeiro beijodromo
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTafSBfxXfIB8P1GXf9DrMsC4G4pbkG08YwGZdbEXM12a0IlJ_0
No Pas:
Na matriz, a obra é comprada de tal forma:

1) relação com formas e expressões da cultura brasileira, ressignificadas, pode ser encontrada em obras como o Memorial Darcy Ribeiro, “Beijódromo”, de João Filgueiras “Lelé”.
2) Na a arquitetura do Beijódromo, de José Filgueiras “Lelé”, há diversas possibilidades para perceber e refletir sobre transformações estéticas. Esse ecletismo artístico, que foi um elemento central do Tropicalismo, iniciou um movimento que abraçou vários gêneros musicais, dialogando com a poesia concreta e retratando a diversidade e os contrastes da cultura brasileira. Portanto, espera-se que a partir da identificação de linguagens e tradução de sua plurissignificação, associada a outras habilidades, seja possível julgar a pertinência de opções técnicas, sociais, éticas e políticas na tomada de decisões, a fim de organizar estratégias de ação e selecionar métodos adequados para análise e resolução de problemas.
3)  Sobre as obras de arte, deve-se considerar a expressão por meio de diferentes gêneros. Nas manifestações artísticas contemporâneas, há o questionamento sobre temas e modos de expressão e representação, possíveis de se verificar na instalação na construção do Beijódromo, de José Filgueiras “Lelé”.
4) Diferentes estruturas podem ser observadas nas diversas ciências, como o tratamento de problemas do espaço, destacando-se a localização de pontos, retas e circunferências por suas coordenadas ou equações, inter-relacionando-as. A comparação da estrutura dos números reais com a dos números complexos permite estabelecer as necessárias congruências exigidas pela evolução do conhecimento matemático diante das necessidades do desenvolvimento tecnológico. A forma de organização desses elementos (pontos, linhas, curvas) no espaço delineia uma imagem e, consequentemente, as características de um movimento artístico, como é o caso da obra o Beijódromo, de José Filgueiras “Lelé”.
5)O uso de números complexos e do plano de Argand-Gauss permite desenvolver representações mais ágeis do espaço e de alguns campos estudados na Física. A associação de vetores a números complexos, principalmente, na forma polar, permite operar com eles de forma mais prática, facilitando o processo de cálculos inerentes ao estudo desses campos. Por outro lado, a ideia de campo que se pode associar às coordenadas polares permite pensar na organização do espaço em uma perspectiva para além da cartesiana, gerando, ainda, a necessidade de adaptação da mente a dif erentes formas de representação do espaço, como pode ser observado na estrutura do Memorial Darcy Ribeiro, “Beijódromo”, de José Filgueiras “Lelé”.
6)  É importante reconhecer as contribuições resultantes de conhecimentos produzidos por povos e culturas tradicionais, a exemplo de quilombolas, ribeirinhos e indígenas, como pode ser observado no Memorial Darcy Ribeiro, “Beijódromo”, do arquiteto José Filgueiras “Lelé”.
7) A história da construção de Brasília e reflexões sobre seus espaços arquitetônicos podem ser exemplificados com o Memorial Darcy Ribeiro, o “Beijódromo”, de José Filgueiras “Lélé”. É importante compreender a relação entre espaços, sustentabilidade, vulnerabilidade socioeconômica e ambiental e, também, a necessidade da existência de uma justiça ambiental e social.
8) A ideia de personagem é amplamente repensada e questionada neste período [Séc. XIX]. Pode-se observar que o texto não traz nomes de personagens, mas dos atores que compunham o elenco original. Para subsidiar reflexões a respeito dos princípios positivistas, pode-se utilizar a obra Memorial Darcy Ribeiro, “Beijódromo”, de José Filgueiras “Lelé”.

Fontes:
https://www.anparq.org.br/dvd-enanparq/simposios/158/158-726-1-SP.pdf
http://eliasguara.blogspot.com/2015/02/o-beijodromo.html
http://www.fundar.org.br/fundacao/abre.php?abre=34
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.133/4186

Comentários

Postagens mais visitadas