MURAL DA IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

MURAL DA IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

    No dia 13 de maio de 1917, três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, rezavam o terço, quando avistaram um clarão, como um relâmpago. Após um segundo clarão, apareceu uma mulher, mas brilhante que o sol. Ela lhes tranquilizou, pedindo-lhes que não temessem, pois ela vinha do céu.
     Essa é a cena representada por Francisco Galeno no Mural da Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada em Brasília, na 308 Sul, considerada um patrimônio cultural pelo Iphan.
     O mural original, feito por Alfredo Volpi, fora depredado, e em 2009, o Iphan autorizou que Galeno realizasse a pintura de um novo afresco no interior da igreja.
     A obra que orna a Igreja é composta por três painéis. O central, simétrico, é um retrato da Virgem Maria sem rosto,com uma pipa em mãos, sobre um fundo azulado. Os laterais, assimétricos, retratam carreteis de linha, que representam o rosário, pipas, em referência as crianças que avistaram a Virgem, flores e colunas coloridas.


Mural de Galeno.

     A obra recebeu críticas de alguns fiéis, que consideravam um desrespeito a sua fé representar uma das figuras mais importantes de seu credo daquele modo. Um abaixo-assinado foi feito para que o mural seja substituído.
     Francisco Galeno nasceu no Piauí,em 1957, e se mudou para Brazlândia-DF enquanto jovem. Nascido em uma família de artesãos,  inspira-se nos trabalhos de Moreira Azevedo e Alfredo Volpi.




Resultado de imagem
Mural original, de Alfredo Volpi.
https://goo.gl/images/xtQBXE


Veja o interior da Igreja pelo Street Viewhttps://www.google.com.br/maps
            https://www.google.com/maps/contrib/104001047137210212142/photo



https://www.metropoles.com/entretenimento/politica-cultural/instituto-volpi-quer-processar-igrejinha-por-destruir-obra-do-pintor
http://inspiresenasobrasdopas.blogspot.com/2017/03/pesquisa-de-analises-da-obra-mural-da.html?m=1
https://www.archdaily.com.br/br/601545/classicos-da-arquitetura-igrejinha-nossa-senhora-de-fatima-slash-oscar-niemeyer

Comentários

Postagens mais visitadas